Arcano II - O Mago

Posted by Jorge Puente Marcadores:





























O Mago
O Ilusionista

Chegamos ao primeiro e talvez mais rico arcano do Tarot. O Mago. Dizem que tudo começa por aqui. Realmente, o Tarot de Marselha não começa com O Louco. Nem o tarot Rider-Waite. Aliás, Waite colocou o Louco na posição XXI, antes do Mundo. Para ele, tudo começava com O Mago.
Afinal, por que é tão importante?
O Mago representa o primeiro movimento, e o controle do caminho. Afinal, você conhece algum mago que não tenha controle absoluto do ato mágico? Quando um mago falha na sua apresentação, é automaticamente desacreditado. Então a primeira caraterística do mago é ter um controle absoluto do que está fazendo, do público que está assistindo e dos tempos da sua arte. Mas afinal, ele é um Mago ou um simples prestidigitador? Ele é um mago "de verdade" ou está nos enganando?
Segundo o tarot de Waite, ele é um sacerdote e, portanto, não vai nos enganar. Ele aparece como um elo entre Deus e a Terra. Seu braço direito, com a varinha mágica símbolo de seu poder, aponta ao céu. Seu braço esquerdo aponta para a Terra. Ele é o elo que permite que o milagre se realize e, portanto, ele é verdadeiro. Só um verdadeiro Mago pode servir de canal entre Deus e os homens. Qualquer outro ficaria queimado imediatamente pelas poderosas energias cósmicas (de verdade, se revisamos a história dos magos, mais de um ficou "piradinho" depois de algum tempo. Manipular essas energias não é para qualquer um...).
Agora, segundo o tarot de Marselha, a história tem mais nuances. Pois, diferente do mago de Waite, o mago de Marselha parece ser bem mais humano. E ele tem um toque de esperteza. Olha para a cara dele, você confiaria 100% nesse mocinho? E entretanto, ele é fascinante. Igual que na carta de Waite, frente a ele estão os símbolos dos quatro elementos: o bastão, o pentâculo, a taça e a espada. Mas aqui existem também um monte de outros objetos, aparentemente sem uso. Aparentemente. Ele sabe muito bem como usá-los. E nós, coitados, nunca saberemos se o milagre é verdadeiro ou é um truque. Usa um chapéu que representa o símbolo do Infinito, a lemniscata (o mago de Waite tem apenas o símbolo pairando sobre ele). Isso nos indica que ele também é canal entre o Infinito e a Terra, mas agora o símbolo é material (seu chapéu). Será que ele é "de verdade" um mago? Nicholls diz no seu livro que, diferente do mago de Waite, o de Marselha apresenta rasgos sacerdotais e humanos ao mesmo tempo. Ele está realizando um ato supernatural... ou é simplesmente um truque? Ou tem um pouco de ambas coisas?
Aliás, ao tratar com um mago de verdade, você nunca conseguirá determinar os limites dos seus poderes. Ele faz coisas incríveis e, ao momento seguinte, é absurdamente humano. Minha mestra era capaz de desintegrar objetos e, imediatamente depois, pedir um café cheio de chantilly!
De qualquer forma, o Mago fascina. Se você buscar conselho com ele, na maioria das vezes vai se dar bem. É claro que, ás vezes, seguir o conselho do Mago leva por caminhos aparentemente assustadores. Mas ele sabe exatamente onde está enviando você! Ele conhece todos os caminhos (ou pelo menos uma boa parte deles. Os que ele não conhece, não usa...;)
O simbolismo dos caminhos está bem mostrado no primeiro arcano do Tarot Mitológico de Sharman-Burke. Aqui Hermes aparece parado frente a um altar, em uma encruzilhada. Ele pode escolher qualquer caminho, já que conhece todos. De todas as representações que vi do Mago, é a que tem mais mobilidade. Usei esta imagem e seu conceito durante 16 anos. Mesmo agora, trabalhando com o Tarot do Labirinto, continuo usando a simbologia do Tarot Mitológico. Por que? Porque como o Mago conhece os caminhos e passagens a seguir, ele pode te guiar. Ele sabe os caminhos que você pode transitar. Se você tiver jeitinho, vai conseguir que te conte o segredo dos caminhos. Se tiver jeitinho... E se souber entender, porque poucas vezes vi algo tão complicado como entender os conselhos dos Magos formados.
De verdade, para quem quiser mergulhar nas profundezas psicológicas do Mago, aconselho o livro de Sallie Nichols (pode começar na página 59. Pare onde achar melhor...:)
Agora bem, a segunda caraterística do Mago é que, diferente de outros arquétipos, ele precisa de um público! O que seria do mago sem seu público??? Cada ato de magia é preparado para alguém. Seja um milagre ou simplesmente o sumiço de uma moeda, precisamos de um público que acredite ou desacredite no mago. Você já reparou que tanto os crentes como os céticos assistem ao espetáculo. Os primeiros para constatar que ele é uma fraude (coisa que 99% das vezes não conseguem, e quando conseguem ficam frustrados... por qué será?) Os segundos para curtir mais uma vez a beleza do milagre. É assim com David Copperfield, ou não? Foi assim con Houdini. O fato do Mister X mostrar como os truques eram feitos não acabou, nem de longe, com os magos. E estamos falando de magos comuns, materiais (se é que Copperfield pode ser chamado de "comum"...:)
E os magos que dizem controlar meios sobrenaturais? Existiram um monte ao longo da história. Recentemente tivemos a MacGregor Mathers, Dion Fortune, Papus, Arthur Waite, Frater Achad, Kenneth Grant, Nema e, é claro, Aleister Crowley. Nenhum deles foi considerado um prestidigitador, um ilusionista. Eles eram como o Mago de Waite, os sacerdotes que dominavam os elementos. A propósito, vocês já ouviram o Paulo Coelho dizer que pode fazer chover...
Mas o Mago de Marselha se coloca no meio deles. E é esse o intuito desta carta. Ela mostra o Mago sacerdotal e profano ao mesmo tempo. Pode existir algo assim? Aleister Crowley era assim, mas para aqueles que não ouviram falar nele, busquei outro exemplo. Para que vocês apreciem esse ser estranho, que diz ser capaz de dominar os elementos, trago para vocês... Eisenheim! Nenhum filme moderno desenhou tão bem o arquetipo do Mago como O Ilusionista. A carta do Tarot de Marselha foi feita para Eisenheim. Durante todo o filme ele nos diz que "tudo é ilusão", e a todo momento estamos convencidos que ele domina poderes além da imaginação. Ou seja, quanto mais ele nega possuir poderes sobrenaturais, mais acreditamos que ele os possui!!! Mas o que importa, afinal, é que em cada uma das suas apresentações, da primeira até a última, ele consegue a perfeição, para prazer nosso... e dele! E que as pessoas que confiaram nele não ficaram defraudadas. O poder dele as guiou e protegeu.
Afinal, o Mago não representa o Poder Criador na Terra?

Ilustrações: de esquerda a direita
O Mago (Hermes) - Tarot Mitológico
O Mago - Tarot de Marselha
Einsenheim, O Ilusionista
O Mago - Tarot de Waite

Canal Magia da Transformação