Arcano II - A Sacerdotisa

Posted by Jorge Puente Marcadores:





A Guardiã de todos os conhecimentos


Chegamos agora à figura da Sacerdotisa, chamada no Tarot de Marselha de "A Papisa". Ela é uma das figuras mais enigmáticas do Tarot. A começar pelo nome, já que nós conhecemos o Papa (da Igreja Católica), mas nunca tivemos uma Papisa (pelo menos não oficialmente. Há várias histórias mas nenhuma confirmada pela própria Igreja). No Tarot de Marselha aparece como uma senhora, oculta por pesadas roupas. Ela tem nas mãos o livro da Sabedoria e está disposta a ensinar àqueles que a procuram. Apenas visíveis estão atrás dela as colunas do Templo (Jachim e Boas, simbolismo que veremos repetido na estrutura das Lojas Maçonicas). O simbolismo indica que para atravesar as colunas devemos passar por ela. As colunas são mais visíveis no Tarot do Labirinto e totalmente manifestas no Tarot Rider Waite. Nestes últimos, entretanto, a idade da sacerdotisa diminuiu bastante... neste ela é quase uma garota. No tarot mitológico ela é Perséfone, a virgem raptada por Hades para ser sua esposa. O que elas têm em comum são as roupas que cobrem tudo, deixando só as mãos à mostra. Essa é uma das caraterísticas da Papisa: ela não é uma personagem sexual, mesmo carregando uma forte sensualidade (visível principalmente no tarot de Royo e no Mitológico). É por isso que preferi usar estas imagens e não as de alguns tarots que mostram a Sacerdotisa sob um aspecto claramente sexual (Royo mesmo, no seu Tarot do Labirinto, tem uma representação alternativa onde as colunas do templo são as pernas da sacerdotisa, a qual está nua e com o seu Guardião parado atrás dela. O simbolismo de Perséfone e Hades está perfeito aqui, mas prefiro usar o antigo por enquanto...:)
Então, afinal, que simboliza a Suma Sacerdotisa? O conhecimento necessário para atingir nossas metas, a sabedoria revelada para nós. O princípio feminino que nos nutre, escondido no inconsciente. O poder do conhecimento (veja a tiara dela). Mas isso significa o que, exatamente...???
Bem, depois de ter conhecido o Mago, aprendemos sobre o Poder de Criação. Você já se apossou dele? Você sente o poder de criar dentro de você? Está sentindo aquela sensação de "Eu Posso!"? Ótimo! Agora vem a pergunta do milhão:
-O que você vai criar?
-Ah, claro, já sei! Tenho várias ideias aqui... (responde você, guiado pela Sacerdotisa).
Pois esse é o papel dela: fornecer os conhecimentos para que você possa encaminhar seu princípio criador. Ela te dará as informações necessárias para definir teu negócio, tua carreira, o que você quiser criar. Até aqui, tudo bem. Temos algum porém...?
Temos, esse é o problema. Ela tem as informações... TODAS as informações. Ela não vai decidir por você. O número dois é o número da dualidade, ele coloca em movimento o número um, mas não define sua direção. Para isso precisamos do número Três (depois explico isso).
"O que eu faço? Caso ou compro uma bicicleta?" ou talvez você abra uma pizzaria, ou uma escola de idiomas... por que não ser funcionário público? Todas as alternativas são válidas. Ela vai mostrar um monte de opções para você, mas só você pode decidir entre elas. Esse é o limite da nossa Sacerdotisa: ela é como a mãe que apóia a decisão do seu filho... ela vai apoiar, mas quem deve tomar a decisão é o filho!
De qualquer jeito, é bom ter uma pessoa que nos guie e nos ajude no processo de escolha. E que nos estimule a crescer. Tudo isto ela faz, ou no inconsciente ou no plano material através de alguém. Para mim foi sempre muito importante contar com a sabedoria da minha mestra. Ela sempre me aconselhou, mas a decisão final sempre foi minha. Algumas decisões não foram tão boas, mas ela sempre respeitou. Posso ficar feliz de ter conhecido uma das faces da Suma Sacerdotisa aqui, no mundo material...:)
Se a Suma Sacerdotisa apareceu para você num jogo de Tarot, fique feliz: o conhecimento para dar forma ás suas ideias está chegando. Você vai se transformar em alguém mais sábio. Mas nossa viagem só começou: para definir entre as opções da Sacerdotisa, você vai ter que conhecer a irmã dela (ou a mãe, dependendo do Tarot), a Imperatriz. Mas isso é tema da próxima postagem...

Imagens: de esquerda a direita
A Papisa (Tarot de Marselha)
A Sacerdotisa (Tarot do Labirinto - Luis Royo)
A Suma Sacerdotisa (Tarot Rider-Waite)

Canal Magia da Transformação