Arcano V - O Sumo Sacerdote

Posted by Jorge Puente Marcadores:





O Papa
O Elo entre o Céu e a Terra

Chegamos por fim ao quinto Trunfo do Tarot, O Sumo Sacerdote. Um homem sentado num trono entre duas colunas. Duas figuras ajoelham-se na frente dele e ele as abençoa. Quem é este personagem?
Existem muitas interpretações, desde que ele é o elo entre o Divino e o Humano até que ele representa as religiões como estruturas de poder. Eu particularmente prefiro à primeira.
Assim, enquanto o Imperador nos ensina a lei dos homens, o Sumo Sacerdote nos ensina as leis de Deus. Essa seria a interpretação mais simples. Essas leis não são coletivas, são individuais, pois o caminho da espiritualidade é diferente para cada homem. Ele pode aparecer como um sacerdote de alguma religião definida ou como um mestre espiritual que vai nos guiar, no fundo é tudo o mesmo, existe uma figura que vai nos instruir nos caminhos espirituais. Veja como ele está instruindo as duas figuras que se ajoelham à sua frente. Eles confiam plenamente no Papa. Vão seguir suas orientações sem discutir, pois ele é a Voz de Deus.
Existe outra interpretação para a figura do Papa, seguindo nossa linha de transformação. Uma vez que começamos com o Louco e chegamos ao Imperador, qualquer um que seja nosso projeto de vida, ele está funcionando. O Sumo Sacerdote vai nos dar agora o conhecimento extra que nos permitirá que esse projeto não seja só uma criação material, mas que tenha componentes espirituais. Alguém poderia dizer: mas a criação material não tem nada a ver com a espiritualidade! Talvez. No nosso mundo as maiores criações materiais parecem estar (e estão na maior parte das vezes) bem longe da parte espiritual. Não existe espiritualidade nos diretórios das grandes empresas, nem na maior parte dos governos, não é? Isto é verdade. Será que podemos criar no mundo material e manter um laço com a espiritualidade? A resposta é sim, e vai ser o Sumo Sacerdote quem vai nos instruir nos limites da nossa criação. Ele vai nos mostrar em que momento a nossa criação vai crescer ao ponto de tomar o controle das nossas vidas. Podemos ouvi-lo ou não, é a nossa escolha. Sempre podemos escolher viver em uma gaiola de ouro, tenho amigos que decidiram isso livremente. Somos livres para escolher. Todos nós conhecemos casos de altos executivos que saíram das empresas e montaram negócios menores, tendo vidas mais tranquilas (alguns deles na praia...). Trocaram o dinheiro e o poder pela liberdade de serem donos da sua própria vida e curtir suas famílias. É válido? Para eles sim. E para você? Não posso te dizer isso, só você sabe o que é melhor para sua vida. Consulte ao Sumo Sacerdote se estiver com dúvidas. Ele é o ponto exato entre a espiritualidade e a materialidade, ele poderá dizer como aplicar melhor tuas forças e como obter um resultado feliz. Basta perguntar.

Imagens: de esquerda a direita
O Papa (Tarot de Marselha)
O Sumo Sacerdote (Tarot Rider-Waite)

Para ir ao próximo Arcano, O Enamorado, clique aqui.

Canal Magia da Transformação