Arcano VII - O Carro

Posted by Jorge Puente Marcadores:




O Herói chegou!
Chegou a hora de conhecer nosso herói. Até aqui as cartas sempre nos mostraram figuras arquetípicas, mais do que humanas. Desde o Mago até o Sumo Sacerdote, os personagens não são simples mortais. Mas agora nos deparamos com o Carro, dirigido por um jovem rei. Ele ostenta a coroa que indica que é o Rei, está montado num carro que pode levá-lo onde ele quiser e usa um cetro de ouro para indicar seu mando. O carro em si é interessante: ele tem um teto suspenso entre 4 colunas, que indica proteção, as rodas (no Tarot de Marselha) estão em uma posição estranha e os cavalos têm cores diferentes, apontam em direções diferentes e não têm rédeas. Então, como é que o herói os controla?
A explicação mais simples é que ele não precisa rédeas para controlá-los, pois a vontade dele é tão forte que os cavalos obedecem sem discussão. Isso é interessante, pois os cavalos de cores diferentes parecem marcar as duas forças internas do nosso herói. Essas forças são conflitivas, mas ele as mantêm sob controle, através da sua poderosa vontade. E essa vontade lhe permite usar as forças antagônicas como motor para seu deslocamento. Incrível, não é? Os opostos nele, sob sua vontade, servem de motor para seu progresso! Mas como foi que ele desenvolveu essa vontade? Essa parte explicarei durante a Segunda Transformação.
Em outros tarots, como o Tarot do Labirinto, existem rédeas, mas temos pégasos (cavalos alados) em vez de cavalos comuns e o senso de trunfo e conquista que a carta transmite é muito maior (basta comparar as ilustrações).
Que significa essa carta? Geralmente é tomada como um indicador de sucesso, significa atingir as metas com luta, mas também com a certeza do trunfo. Indica movimento para frente e conquista dos objetivos. Uma carta positiva, com a única ressalva de que implica que esse trunfo não estará livre de lutas. Mas uma vitória sem lutas é bastante chata, não é? O Carro está aqui para nos dizer que, depois da batalha, o sucesso está nos esperando.
Então... vamos à luta?

Imágens: de esquerda à direita
O Carro (Tarot de Marselha)
O Carro (Tarot do Labirinto)

Para ir ao próximo Arcano, A Justiça, clique aqui.

Canal Magia da Transformação