Arcano XI - A Força

Posted by Jorge Puente


A Força
O Poder Feminino

Chegamos à carta da Força após nosso treinamento mental e emocional com a Justiça e a Temperança. Se você conseguiu cumprir com as dicas das duas mestras anteriores, pode encarar esta carta sem medo.
No final, o que simboliza a Força? Bem, olhando para a carta vemos uma imagem bastante inusual (claro que no Tarot, que imagem é usual???). Vemos uma jovem abrindo a boca de um leão só com suas delicadas mãos. Isso é um fato impossível de ver na vida diária. Então, o que é que ele significa? E outra pergunta: a Força refere-se à jovem ou ao leão?
A carta da força está relacionada à carta do Mago. Como? Se olharmos a numeração, vemos que o número dela é 11 (mesmo que nesta sequência ela não ocupe esse lugar). O onze nada mais é que dois uns juntos. É um dos números místicos por excelência, indicando ação correta. E é isso que nossa jovem está fazendo, está aplicando a ação correta. Ela pode ser considerada uma sublimação do Mago. Por ter controlado tanto a mente racional (através do domínio da Justiça) quanto à emocional (através da Temperança), nossa maga controla agora sua Sombra. E mais do que isso: ela consegue ter a Sombra ao seu serviço! Isso está bem representado no Tarot de Marselha, onde a cor dourada do leão se expande ao chapéu em forma de oito deitado (a lemniscata, símbolo do infinito) que ela está usando. Em quase todos os tarôs ela é representada como nova e elegante, um produto do refinamento da cultura. E essa moça gentil e refinada está abrindo a boca de um leão e controlando-o aparentemente sem esforço!

Diferente do Mago, que dependia dos seus instrumentos para poder exercer a magia, no caso dela a magia já está incorporada no seu interior. Ela não precisa de nenhum elemento externo para manifestá-la, a magia flui naturalmente através das suas mãos e controla a besta. Mas que controlar, parece que eles estão numa interação agradável e é isso mesmo: ela abre a boca do leão e este deixa que sua força se una à moça. A nossa maga pode então usar a força da besta temível. Por falar disso, o que representa o leão, no final das contas?
Nós já o vimos antes, na carta da Temperança, só que nesse caso ele parecia mais um gatinho, uma força inquieta que estava tentando sempre chamar nossa atenção: a Sombra. No caso da Força, a Sombra já tem o tamanho de um leão e só um mago formado pode controlá-la. A incrível força animal interna poderia destruir a nossa jovem maga, mas ela está tranquila. Tranquila mas atenta. Ela sabe que não pode perder o controle, ou a Sombra irá devorá-la. Mas um mago treinado dificilmente perde o controle, e se o faz, o recupera rapidamente. Ela não corre risco nenhum, realmente.
Bem, e como podemos aplicar isto na nossa vida diária, para lograr nossa transformação? Tal como disse num princípio, se você entendeu e está aplicando os ensinamentos da Justiça e da Temperança, já tem meio caminho andado. Porque para dominar o leão da Sombra, você vai precisar de todo o controle adquirido com as duas mestras interiores. A Sombra já é conhecida aqui: sabemos que ela existe e já se comunicou conosco. Mas agora vamos chamá-la para que ela manifeste todo seu poder. Vamos permitir que ela irradie esse poder para fora, para o mundo, através de nós. Será que estamos preparados para isso?
Bem, se não controlamos totalmente as duas cartas anteriores, a Força é uma carta que nos indica que devemos enfrentar o desafio à nossa frente usando os poderes do espírito feminino: unidade, sedução, tranquilidade, amor... Aparece nesses casos onde a força física ou a agressividade não vão funcionar, pois nossos adversários são mais fortes. Nesses casos, onde a nossa sombra apareceria e nos levaria ao combate, só para externar a raiva dela, a Força adverte para não usá-la e aplicar, no lugar dela, a força espiritual, a calma e o autocontrole. Se tentarmos usar a Força com todo seu poder neste estágio, depois de um primeiro momento de aparente sucesso ela nos devorará e seremos controlados pelas paixões mais baixas. E isso não é nada agradável.

Agora bem, se aprendemos bem as lições da Justiça e da Temperança, nosso autocontrole deve de ser bom. Conseguimos ser honestos conosco e com os demais, conseguimos controlar a ira e o pensamento frio e amoral. Nossa mente e nosso coração estão em equilíbrio. Nesse caso, poderemos invocar a Sombra e ela irradiará com força total, seu poder passando através de nós sem nos afetar. Sentiremos sua Força nos atravessando, nos permeando, nos enchendo de poder! Um poder imenso, capaz de modificar a realidade, que era o que pretendíamos: o Poder do Mago, que é capaz de produzir mudanças no seu entorno através da Vontade. Agora somos os guias e direcionadores desse poder. Ele nunca será nosso, pois pertence à Sombra, mas ela nos permitirá direcioná-lo segundo nossa sagrada Vontade. O mundo começa a se modificar, na frágua ardente da Sombra, e nós junto com ele...
Entramos no Reino da Magia!

Imagens (a numeração da carta muda segundo a versão do Tarot):
1) A Força no Tarot de Marselha
2) A Força no Tarot de Waite
3) A Força no Tarot Celtic Dragon
Podemos ver que, embora a numeração mude entre 8 e 11, o nome da carta permanece o mesmo, diferente de outros casos em que a numeração não muda mas o nome e significado sim).

Para ir ao próximo Arcano, O Enforcado, clique aqui