Arcano III - A Imperatriz

Posted by Jorge Puente Marcadores:






A Grande Mãe
A Criadora da Primeira Civilização
E chegamos ao Arcano III, a Imperatriz. A rainha do Céu e da Terra, segundo Sallie Nichols em seu livro “Jung e o Tarô”. Uma mulher de idade indefinida, no Tart de Marselha, loira, sentada num trono, portando um cetro com o orbe e um escudo. Segundo alguns estudiosos, o orbe indica seu poder sobre a terra e a águia no escudo indica sua conexão com os céus. Neste tarot aparenta ser a irmã da Sacerdotisa. Já no Tarot Mitológico (Sharman-Burke) ela aparece como a mãe da Sacerdotisa. Diferente da sua filha, que é conhecimento puro, a Imperatriz é movimento puro. Vemos a Imperatriz quando olhamos para a mata que cresce junto ás nossas estradas. Quando atravessamos os bosques, quando descemos para a praia ou quando chegamos nela. Ela está na Natureza. Ela é a Natureza! O impulso primário, a Grande Mãe.
Muito bem, e isso significa o que no nosso dia a dia? Podemos dar muitos significados. Já disse antes que cada Arcano possui tanta profundidade que as explicações dadas aqui só são a ponta do iceberg, já que conhecer os significados dos Trunfos do Tarot leva uma vida (ou talvez mais de uma...). Mas temos que começar por alguma parte, e essa parte é o Movimento!
Movimento! Ação! Criação! Ela é tudo isso e muito mais. Você lembra suas idéias para construir coisas na sua vida? Lembra dos seus projetos? Eles ficam bonitos no papel, mas é hora de começar a construir de verdade. Você precisa da energia da Imperatriz!
Todos nós conhecemos pessoas que vivem tendo montes de idéias maravilhosas. Fazem muitos planos para ficarem ricas, famosas, etc., mas nunca saem do lugar onde estão. Algumas vezes nem saem da cama! Elas são tocadas pela energia mística da Sacerdotisa, mas por algum motivo não conseguem manifestar a energia da sua mãe, a Imperatriz. E assim esses maravilhosos planos (que tanto nos admiram muitas vezes) nunca são concretizados. Se vamos fazer algo diferente, precisamos da ajuda dela: ela vai fazer com que nos levantemos da cama e comecemos a construir nossos sonhos. E quando apareçam as dificuldades (sempre existem, não há sonhos sem obstáculos, veja as novelas...:) ela vai estar ao nosso lado para passar a mão na cabeça e nos dizer para não desistir. Ela é uma mãe que toma conta de todos seus filhos, em todos os momentos.
Você pode ver que me concentrei nos aspetos dinâmicos e construtivos da Imperatriz, mas ela possui muitos outros. Pode indicar uma gravidez, por exemplo. Às vezes pode indicar uma presença maternal poderosa e repressora, pois seu amor de mãe costuma ser muito possessivo. Nem tudo são rosas com ela. E não tente quebrar a harmonia do seu jardim, ela não vai tolerar! Em muitos aspetos a Imperatriz nos leva de volta ao Jardim do Éden, onde tudo estava certo e nos lugares corretos e a vida transcorria de forma alegre e tranquila. Talvez por isso ela se manifeste com tanta força em momentos assim: você não se sentiu alguma vez super criativo durante as férias? No início de um namoro? Com o nascimento de um filho? Quantas vezes você ouviu ou leu de pessoas ricas que iniciaram sua fortuna em momentos assim? Muitos deles dizem que o nascimento do filho os inspirou. Em outros casos foi uma aposentadoria bem recebida, a tranquilidade e a satisfação que fizeram que essa pessoa, em vez de se sentir inútil, começasse a criar aquilo com que sempre tinha sonhado.
Então, vamos começar a nossa transformação? Sinta-se bem! Afaste suas preocupações por cinco minutos de manhã e por cinco minutos à tarde. O que você faria se tivesse todo o dinheiro e o tempo do mundo? Brinque com essa idéia por cinco minutos. Sinta-se bem por cinco minutos. Porque é ai que ela vai aparecer! E você vai ter, por exemplo, um insight sobre como por em prática algum dos seus sonhos, ou uma intuição (que vem a ser a mesma coisa...:) para resolver algum problema. Comece por pequenas coisas, ninguém quer que você atravesse a Muralha da China na primeira semana! Mas com tempo suficiente... quem sabe o que você pode conseguir?
Da minha parte, eu aposto em você...:)
Imagens: de esquerda a direita
A Imperatriz (Tarot de Marselha)
A Imperatriz (Tarot Rider-Waite)
A Imperatriz (a deusa Ceres) (Tarot Mitológico)

Canal Magia da Transformação