O Enamorado

Posted by Jorge Puente




A terrível escolha
Chegamos assim à carta do Enamorado. Esta carta também é conhecida como Os Amantes. A carta muda também. No tarot de Marselha mostra um homem dividido entre duas mulheres, tendo que escolher uma delas. No tarot de Waite, em compensação, mostra um casal feliz. Ela é uma das cartas que apresenta mais versões em diferentes baralhos. Ou seja, parece que ninguém consegue se decidir se é uma carta boa ou ruim... Ótimo para uma carta que fala de escolhas, não acham?
Do que foi citado acima, da para sentir o poder da carta, não é? Bem, de qualquer jeito vamos ter que falar nela, pois nossa próxima Transformação começa justo com ela. Já li e estudei várias explicações sobre ela, mas vou me basear na interpretação de Sallie Nichols. Existem outras, mas esta vai servir para nossos propósitos.
Se você observar a carta do Tarot de Marselha, vai ver que o homem está dividido entre duas mulheres. Uma delas é mais velha, poderia ser a mãe, mas não temos certeza. A outra é loira e bonita. A primeira posa sua mão no ombro do homem e ele está voltado para ela, mas aqui entra outro personagem, que em primeira instância passa desapercebido: o anjo sobre eles. Veja que ele já apontou a seta para a loira, então, mesmo que o rapaz pense que tem livre arbítrio para escolher, em realidade existe uma força que ele não vê que está decidindo por ele! E então, onde fica o livre arbítrio? Nichols explica que, neste caso, o protagonista da historia não está completamente formado ainda. Ele ainda está marcado pelas forças arquetípicas que o trouxeram até aqui, desde o Mago até o Sumo Sacerdote, lembram? Eros, na carta, pertence a esse tipo de forças arquetípicas, e o nosso herói tem pouco que fazer contra ele... mas pode fazer algo? A resposta é sim, pode. Pode tentar fazer a melhor escolha, a mais ponderada. Deve usar todo seu conhecimento, todo seu raciocínio positivo, pois mesmo fazendo isto, ele estará sendo influenciado por Eros.
Bem, e na vida real, quando nos enfrentamos a esta situação?
Lembrem que acabamos de sair da Primeira Transformação. A esta altura nossos sonhos transformaram-se em realidade. Mesmo com a influência do Sumo Sacerdote, geralmente nos sentimos os reis do mundo, e com razão: conseguimos dar vida ao nosso sonho! Ele é realidade! A nossa empresa, livro, carreira, a nossa Lenda Pessoal, está funcionando! O que pode sair mal?
É nesses momentos em que aparece uma escolha. Uma simples escolha. Continuo casado ou separo? O meu matrimonio está muito desgastado... ou é nesse momento em que minha micro empresa está começando a dar certo que aparece aquele emprego pelo que lutei tanto tempo, com um salário GIGANTE... devo largar tudo e aceitar esse emprego? Vivi vários casos de pessoas que tinham dado duro para construir uma carreira de profissional liberal e foram chamadas por grandes multinacionais. E ai que vemos a influência de Eros: a paixão foi total! De nada serviu argumentar que as empresas delas estavam dando certo: aquele trabalho na multinacional era o antigo sonho feito realidade! Fecharam as empresas e marcharam para as multinacionais. Parecia que a decisão era delas, mas não era assim: em realidade responderam a um imperativo social que diz que trabalhar em uma grande empresa dá status. O mais interessante nesses casos era ver que, mesmo quando a pessoa acreditava que estava tomando a decisão sozinha, em realidade estava cumprindo com o que a sociedade e a família esperavam dela. Ou seja, não existia nesses casos o livre arbítrio.
Tudo bem, então, como podemos saber se estamos tomando uma decisão nossa ou se estamos obedecendo a um imperativo familiar ou social? Neste caso, a honestidade conosco é fundamental. Como já vivi esta carta diversas vezes, terminei descobrindo uma diferença enorme entre dois comportamentos aparentemente iguais. Você vai tomar uma decisão: você avalia todos os elementos friamente e então toma a decisão ou você já está decidido e busca elementos que justifiquem sua decisão? A diferença é fundamental! Como exemplo: eu lembro que anos atrás estava buscando uma agência de marketing para fazer a promoção da minha empresa. Naquele momento fiquei maravilhado com uma das agências e decidi que era ela que eu ia contratar. De forma inconsciente, eu já tinha tomado a decisão. Mostrei todos os pontos positivos para minha sócia, todas as justificativas para contratar essa empresa. Quase a convenci. Minha sorte foi que minha sócia é fria na hora de fazer contratações (e me conhece bem, no final das contas, é minha namorada). Esperou e começou a fazer perguntas. Ao ter que responder as perguntas dela terminei descobrindo minha falha: eu tinha tomado a decisão não avaliando tudo calmamente, mas num momento de euforia. Retrocedi, deixei a decisão na mão dela e terminamos contratando outra pessoa, que não era tão expansiva nem impressionante, mas que terminou fazendo um trabalho excelente.
Então, para finalizar, quando se encontrar na situação do Enamorado: pense calmamente, não tome decisões rápidas (por mais que seja pressionado) e busque o conselho dos amigos. Se você fez tudo isso e tomou a decisão certa, vai poder se transformar no dono da sua vida. A próxima carta vai tratar disso. Se prepare para ser o Herói!

Imagens: de esquerda à direita
O Enamorado (Tarot de Marselha)
Os Enamorados (Tarot Rider-Waite)

Para ir ao próximo Arcano, O Carro, clique aqui.


Canal Magia da Transformação