Arcano 0 - O Louco (nova versão)

Posted by Jorge Puente Marcadores:

Olá, sou o Louco. Por um acaso se  você não se lembra de mim, sou a carta do Tarô que não tem número. Realmente não sei se estou na frente, atrás ou no meio. Não sei onde estou indo. Acho que não sei muita coisa...

Antigamente sabia muito. Soube ser um excelente profissional, ter uma vida tal como manda o figurino. Tudo muito certinho. Sucesso garantido. Achava que nunca ia acabar. Então acabou.
Gostaria que você entendesse bem o que aconteceu: não foi nada trágico. Não houve mortes, nem destruição. Também não fui enxotado do meu serviço. Nada disso. Simplesmente acabou. Nada fazia sentido. Nada me interessava.

Então fui embora.
Numa boa, por assim dizer.
Quando estava de saída, minha família me disse que era louco. Coisa óbvia.
Quem desistiria de um mundo certo, do sucesso e dos elogios?
Mas eu sabia que tinha coisas melhores.
Que existem coisas novas, que ainda não conheço.

Sabe que? Tem outros loucos, com histórias mais tristes. Alguns perderam tudo, de forma trágica. Outros foram jogados para fora dos seus empregos, das suas casas, dos seus mundos.
Eu não precisei nada disso.
Sai sozinho.
Sabia que era hora de sair.
Não iria esperar o mundo ruir à minha volta para ir embora. 
                        
Como você pode ver, estou bem tranquilo. Não sei onde estou indo, mas sei que vou achar o meu destino em algum momento próximo. Preciso aprender algumas coisas no caminho...
Ah, sim, minha bolsa. Ela tem todos os instrumentos que preciso, os instrumentos que me foram tão úteis na minha realização anterior. Mas não sei se serão úteis agora. Nem estou usando o báculo do Mago. Bem, uso ele, sim: para carregar a bolsa. Só não abri mão do Fogo do Espírito. Ele me acompanha sempre e eu o levo com orgulho. As outras coisas vão ficar bem guardadas na bolsa de viagem até que eu sinta que é hora de usá-las novamente...

Disseram-me que aprenderei o que precisar ao longo do caminho. Conto com isso. Sei que, mais pra frente, neste caminho, encontrarei uma pessoa (ou pessoas) que vão me ajudar. Enquanto isso curto a viagem. Quando chove, busco proteção. Quando está quente, descanso embaixo de alguma árvore. O caminho é longo... melhor tomá-lo com calma...

Você está preocupado por mim? Não se preocupe, não. Preocupe-se melhor de avaliar o cárcere na qual vive: o cárcere da segurança. Nunca sentiu vontade de sair caminhando e nunca mais parar? A vontade de deixar tudo para trás, sem preocupações, só ir embora?

Sei que, em algum momento, voltarei ao mundo das obrigações. Este estado não é eterno. Ninguém pode viver eternamente neste “carpe diem”. Mas por enquanto está muito bom.

O único jeito de criar algo novo é sair do velho sem saber onde terminaremos. Se conhecermos o nosso ponto de destino, estamos em território conhecido e não tem nada novo ai. Só quando enfrentamos o desconhecido podemos superar nossos próprios limites. Então, lá vou eu, caminho ao desconhecido.

Fique tranqüilo, estarei bem.

Enviarei uma carta para você quando chegar ao meu destino. De repente você pode me visitar e de lá podemos partir juntos para descobrir uma nova fronteira, ultrapassando nossos próprios limites.

Um grande abraço do seu amigo

O Louco


Imagem: O Louco - Tarô Lo Scarabeo


Se você quiser ver outra versão sobre O Louco, clique aqui.

Para ir ao próximo Arcano: A Sacerdotisa, clique aqui.



                       Voltar aos Arcanos Maiores 

Canal Magia da Transformação